Hoje, 06/06/2023, ocorreu uma Audiência Pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná para discutir a Data-Base e a política salarial dos servidores públicos. A presidente da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, representando os servidores públicos do Paraná e integrante do Fórum das Entidades Sindicais (FES), expressou gratidão pela presença de representantes de 20 sindicatos, incluindo o SINDETRAN/PR.

Parlamentares como Professor José Lemos (PT), Requião Filho (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Ana Julia (PT), Doutor Antenor (PT), Evandro Araújo (PSD), Tadeu Veneri (PT) e Carol Dartora (PT) também estiveram presentes, enriquecendo o debate e fortalecendo a voz dos servidores.

Durante a audiência, foi ressaltada a luta incansável desde 2016 pela Data-Base, enfrentando uma defasagem salarial de 42%. Além disso, destacou-se a política de desvalorização dos servidores públicos pelo governo, enquanto há espaço no orçamento para a reposição salarial. A existência de isenções fiscais bilionárias para grandes empresas foi mencionada, evidenciando um desequilíbrio no tratamento entre os setores.

Ficou claro que a desvalorização dos servidores é uma opção política, sem embasamento econômico. Diante disso, é necessário mobilizar e fortalecer lideranças para pressionar o governo e buscar um diálogo aberto e efetivo.

A difícil realidade enfrentada pelas famílias dos servidores, com perdas inflacionárias não integralmente repostas desde 2016, foi destacada, gerando consequências como redução de despesas, acúmulo de dívidas e problemas de saúde.

A presença do SINDETRAN/PR, juntamente com os sindicatos e parlamentares engajados, contribuiu para fortalecer a representatividade dos servidores públicos e ampliar o debate sobre a valorização de seu trabalho.